Uma onça pode estar atacando e matando ovelhas em localidades do interior de Porto União

Ovelhas estão amanhecendo mortas em algumas localidades no interior de Porto União/SC.
Agricultores da localidade de Anta Gorda, João e Ademir Maria Martins, pai e filho, relatam que já viram rastros de animal de grande porte na propriedade. 

"Acredita-se que pode ser onça sim! As ovelhas que foram atacadas ficam fechadas próximas da residência do senhor João e vem amanhecendo sem vida", diz Sofia Kocan Seroiska, que também é moradora da localidade.

Ovelhas encontradas mortas na localidade de Anta Gorda.
 Imagem: Ademir Martins
Agricultores das propriedades rurais da localidade de Maquinista Molina, no interior do Município, também confirmam ter visto uma onça parda ou puma na vegetação nativa. Inclusive o animal vem atacando as ovelhas nestes locais.

Pegadas fotografadas no local. Imagem: Ademir Martins
Na quinta-feira (13), outra família da localidade relatou a Sofia uma situação semelhante. 

O alvo da vez foi a propriedade do senhor Antônio e Dirce Walek. “Eles também tiveram ovelhas abatidas durante a noite e há suspeita de que seja onça, pois as ovelhas apresentavam as mesmas características das ovelhas atacadas na propriedade do senhor João”, conta.

Sofia é professora da Escola Rural Municipal Santa Maria. Ela relata que na localidade de Santa Lídia também há desconfiança da presença de onças por lá. De longe, a comunidade avistou um animal de grande porte na vegetação nativa. “Certamente o felino vem para as propriedades rurais em busca de alimento. Cachorro não faz estrago deste tamanho ”.

Os moradores estão preocupados e assustados, visto que o felino está matando os animais das propriedades rurais.
A Polícia Ambiental deverá ser acionada para averiguar o caso.

Portal VVale