iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Mais de 700 profissionais da educação estão reunidos em Canoinhas nesta segunda-feira (17)

Avatar photo

Mais de 700 profissionais da educação estão reunidos em Canoinhas nesta segunda-feira (17), para mais uma etapa da Jornada Pedagógica Escola da Terra no Planalto Norte Catarinense.

Os professores são de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras, municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte). 
Este evento acontece simultaneamente em Mafra com docentes de Papanduva, Monte Castelo e Mafra.

Prefeito Beto Passos enalteceu o trabalho dos profissionais da educação na abertura dos trabalhos: “vocês são descobridores de valores e de talentos e esta troca de experiência fomenta isso cada vez mais. Desejo que vocês continuem descobrindo novos pensadores, estudiosos, artistas, grandes atletas. Que vocês continuem fazendo o mundo ser cada vez melhor com o trabalho de amor que vocês têm”. 

 O secretário de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, destacou a importância da Jornada: “é uma oportunidade para os professores terem uma capacitação gratuita de qualidade oferecida por uma instituição reconhecida como é a Universidade Federal de Santa Catarina”.

O evento em Canoinhas é realizado pela Prefeitura Municipal de Canoinhas, Amplanorte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio das demais secretarias municipais de educação da Amplanorte, pelo Ministério da Educação e realizado na sede dos Servidores Municipais de Canoinhas (ASSENCA). 

 Esta capacitação é uma ação governamental chamada “Escola da Terra”, do MEC, que se desenvolve no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e destina-se especialmente à formação continuada e acompanhada dos professores. 
Essa ação propõe como principal estratégia a utilização de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a valorização de seu contexto sociocultural.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do vice-prefeito Renato Pike, do presidente da Câmara, Osmar Oleskovicz, e do representante do deputado Antônio Aguiar, o advogado Douglas Allan da Silva. 

A palestrante da manhã foi a doutora Maria da Salete Sachweh que abordou o assunto do Contestado na Educação.
Imagens: Priscila Noernberg/Divulgação