E vem aí...frio com força total, sujeito a neve nos três estados do sul!

Uma forte massa de ar polar avança da Argentina e traz frio intenso para o Brasil para o começo da segunda quinzena de julho de 2017.

Os ventos frios começam a ser sentidos em algumas áreas do Rio Grande do Sul já na tarde e noite do domingo, 16 de julho, mas é a partir de 17 de julho que o ar extremamente frio avança com força sobre o Brasil.

Neve que caiu em Canoinhas em julho de 2013. Imagem: Canoinhas Online
Ao que tudo indica, o poder de frio desta polar será maior do que o da massa polar que gelou o Brasil nos últimos dias de abril de 2017.
Neve Desta vez, as condições para a ocorrência do fenômeno são mais consistentes do que no dia 9 de junho, quando se observou o primeiro evento de neve na Região Sul no outono/inverno de 2017.

NEVE

A previsão de neve é apenas para o dia 17 de julho de 2017, segunda-feira . 
A possibilidade de neve, ou de fenômenos como chuva congelada, é considerada para as áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina . 


A chance de neve existe até para cidades de menor altitude da serra gaúcha. O sul do Paraná também tem chance de ter neve ou chuva congelada , porém a chance é menor do que nos demais estados do Sul. 

Não se pode descartar também a chance de nevar em áreas mais baixas no sul do Rio Grande do Sul, em regiões próximas da fronteira com o Uruguai e também em território uruguaio.

EM SANTA CATARINA: 

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E NEVE

Inicio: 17/07/2017 às 00:00h
Fim: 17/07/2017 às 23:59h
Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: Declínio acentuado de temperatura, com mínima à noite no Estado devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar. O vento sul moderado com rajadas de 50 a 70 km/h aumenta a sensação de frio. Condição de neve entre o fim da manhã e início da noite, especialmente na serra catarinense.

TEMPERATURA BAIXA E GEADA

Inicio: 18/07/2017 às 00:00h
Fim: 2007/2017 às 07:00h
Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: Temperatura baixa, negativa (-2°C a -7°C) com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, próxima de 0°C com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região de serrana de Florianópolis. 
O frio também será intenso no Litoral, com temperatura mínima de 3°C a 6°C, com chance de geada isolada.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças.
Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.