Centro Regional da Defesa Civil está pronto em Canoinhas

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está instalando 20 Centros Regionais em Santa Catarina.
Atualmente, três estão prontos: Maravilha, Joaçaba e Canoinhas. Outros dois estão sendo concluídos: Xanxerê e Concórdia. Depois de instalados, eles serão mobiliados. 

Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Canoinhas.
Imagem: Edson Antoscheski / Defesa Civil SC 
Os próximos municípios que receberão as estruturas são: São Miguel do Oeste, Chapecó, Lages, Curitibanos, Criciúma e regiões Sul, Norte, Planalto Norte e Alto Vale.

Também chamados de Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd - Regional), eles são instalados em cada município sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil SC. 

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explica que eles serão a base das coordenadorias regionais. "Todos os centros estarão interligados conosco aqui em Florianópolis por meio de tecnologias. 
É mais agilidade para se comunicar com os municípios em caso de evento adverso, por exemplo", comenta.

Para o gestor da pasta, isso facilita tomadas de decisões. "Numa enchente, por exemplo, os principais agentes se reúnem lá no Cigerd Regional para gerenciar a crise e podem conversar conosco aqui no Cigerd em Florianópolis, por vídeo conferência ", complementa.

Cigerd Regional

Composto por nove módulos de ferro galvenizado e pintado, possuem cerca de 160 metros quadrados. 

Centros Regionais
Totalmente autossuficientes, contam com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. 

Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do coordenador regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Tecnologia do Blogger.