iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Bebê de dois meses morre engasgado com leite, em São Mateus do Sul

Avatar photo

Um bebê de dois meses morreu em São Mateus do Sul/PR, na segunda-feira (24). A causa da morte foi broncoaspiração de leite, segundo a necrópsia feita pelo Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória/PR.

Nota: A broncoaspiração é o ato de ir para a via respiratória algo que não deveria.

Segundo o Pronto-Atendimento Municipal (PAM), quem levou o menino para atendimento médico foi o avô, na manhã de segunda-feira. Os pais chegaram em seguida.

Ainda conforme o PAM, a criança já chegou sem vida ao hospital. Houve tentantiva de reanimação, mas sem sucesso. O corpo foi recolhido, então, pelo IML.
O bebê tinha um irmão gêmeo; eles completaram dois meses no domingo (23).

O que fazer se um bêbe engasgar com leite

Episódios de engasgo e broncoaspiração são comuns na infância. Bebês podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao golfar enquanto dormem. Para saber identificar e socorrer os pequenos nessas situações, veja as recomendações:

O primeiro passo é observar se o bebê está com a pele arroxeada ou pálida, sinais de que ele está engasgado. 

Não tente provocar vômito na criança.Apoie a criança no antebraço, mantendo-a levemente curvada para baixo. Ainda nessa posição, deixe a criança de lado ou de barriga para baixo e dê tapas firmes em suas costas, mas não com muita força, até que o bebê consiga expelir o leite ou o que provocou o engasgo.

Não sacuda criança, pois esse movimento pode causar traumatismo ou deslocar o corpo estranho ingerido para locais mais profundos no pulmão.

Esta técnica simples, se corretamente utilizada, vai salvar a vida do bebê.
Se possível, enquanto uma pessoa faz a manobra na criança, outra entra em contato com o Samu 192 ou com o Corpo de Bombeiros 193. 
Lembre-se: cada segundo conta. O quanto antes aplicar essa técnica, mais aumentam as chances do bebê desafogar e sobreviver.
Mesmo após apresentar sinais de melhora, a criança deve ser levada para o atendimento médico mais próximo.