Hospital de Canoinhas realiza com sucesso mais uma captação de órgãos

O último domingo, (25), foi marcado por mais uma captação de órgãos no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, a segunda em menos de 2 meses.

A comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HSCC em conjunto com a equipe da SC Transplantes de Florianópolis, realizou com excelência o explante de rins e fígado, ultrapassando a meta anual de 1 captação, estabelecida pelo órgão estadual.

A equipe da SC Transplantes de Florianópolis, realizou com excelência o explante de rins e fígado/Divulgação
A fila de espera para receber um rim chegou a 355 pessoas em abril e 12 pessoas para fígado, no mesmo período de 2017, no estado de Santa Catarina. O Hospital Santa Cruz de Canoinhas também realiza com frequência a captação de córneas, chegando em um total de 164 captações, desde o início do trabalho da CIHDOTT.


Santa Catarina finalizou 2016 na liderança nacional do ranking dos Estados no número de doadores de órgãos por milhão de população, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes – ABTO.

As informações do doador e do receptor são sigilosas, mas vale frisar que neste caso o paciente tinha mais de 70 anos, o que significa que não há idade limite para a doação de órgãos.


Comunicar a família e amigos que é um doador de órgãos pode facilitar o processo de transplante e salvar muitas vidas. Portanto para ser um doador informe esse desejo em vida.