Escolas de Major Vieira participam de Caminhada Transversal


Alunos e professores percorreram o entorno da escola, com objetivo de conhecer as áreas de produção, de matas, quintais, pastagens, açudes, córregos, empresas, etc. Identificar os problemas ambientais como locais com erosão, poluição, lixo em rios e ruas, problemas com a água e desmatamento.

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino participam desde o início do ano letivo da Formação Escola da Terra, uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, que proporcionaram no mês de fevereiro, palestras e oficinas voltadas as diferentes áreas de atuação educacional. 

Imagens: Divulgação
Esta formação terá continuidade até o mês de julho, no período de recesso escolar, onde os professores estarão em formação e haverá Mostra no município dos trabalhos desenvolvidos.

A formação tem como foco central refletir sobre o papel da escola e a contribuição do ensino para a formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto em que vivem, criando situações educativas que partam da realidade concreta do aluno para transformá-la.


Uma das atividades realizadas pelas escolas EM Tia Chiquinha, EEF Frei André Malinski, EB Drausio Celestino Cunha foi a “Caminhada Tranversal” em que alunos e professores, percorreram o entorno da escola, com objetivo de conhecer as áreas de produção, de matas, quintais, pastagens, açudes, córregos, empresas, etc. Identificar os problemas ambientais como locais com erosão, poluição, lixo em rios e ruas, problemas com a água e desmatamento.

A partir destes dados poderão ser desenvolvidos trabalhos em sala de aula, com intuito de levar o aluno a agir sobre sua realidade.

Tecnologia do Blogger.