CDI do Hospital Santa Cruz recebe doação para aquisição de bandeja do mamógrafo


A mamografia é um tipo específico de exame das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

Realizado através de um equipamento chamado mamógrafo (aparelho de raios X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. 

A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo. Essa compressão é feita através de uma bandeja acrílica sobre a mama. - Divulgação
Na tarde desta quarta-feira (21), a Presidente da Acácia Dourada, Sandra Stocker, entregou aos representantes do Hospital Santa Cruz a quantia de R$1500,00 (mil e quinhentos reais), arrecadados em um esforço conjunto do grupo, para a aquisição da bandeja do mamógrafo.

A coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HSCC, Rosane Schroeder Pereira comentou durante a entrega sobre a importância da bandeja para melhor visualização dos exames. “Com essa importante ajuda da Acácia Dourada, conseguimos substituir a bandeja do mamógrafo que estava quebrada, com isso teremos uma eficácia muito melhor nos exames das mamografias realizados no CDI”, ressaltou.

O CDI do Hospital Santa Cruz atende mais de 200 pacientes por mês para exames de mamografia, sendo pacientes vindas de mais de 10 municípios. 

Célia Regina de Souza, técnica em radiologia; Derby Fontana Neto, Diretor Administrativo do HSCC; Rosane Schroeder Pereira, coordenadora do CDI; Sandra Stocker, presidente da Acácia Dourada; 
Cleide Maria J. Cornelsen, supervisora técnica do CDI e Artur Burgardt, presidente do HSCC. - Divulgação

IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA:

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

O CDI possui uma equipe altamente capacitada para a realização dos exames e precisão no diagnóstico. Os agendamentos acontecem de segunda a sexta das 08:00 às 18:00 horas, pessoalmente ou pelo telefone: (47) 3622-5576.

Tecnologia do Blogger.