Previsão de chuva forte para os próximos dias


A semana segue com tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. A terça-feira (30), terá chuva a qualquer hora do dia. Entre o final do dia e a quarta-feira (31) há maior chance de chuva forte e temporais isolados.

Rua Eugênio de Souza - Canoinhas
“Essa condição, favorável a chuva mais forte, se dá pelo processo de formação de um sistema de baixa pressão, um ciclone na região Sul do país, que ocorre entre essa terça e a quinta-feira (1)”, diz a técnica em meteorologia Bianca Souza.

As temperaturas não sobem muito, com máximas de 15°C na Serra, 20°C na maior parte do Litoral, Vale do Itajaí e Norte e 22°C em cidades do Oeste.

A quarta e quinta-feira deverão ser dias frios no Oeste e Serra. “Não pela temperatura da manhã ser muito baixa, mas pela temperatura da tarde que não sobe, ficando abaixo de 20°C em boa parte das cidades”, afirma Bianca.

A sexta (2) e o sábado (3) deverão ser dias de sol e tempo seco em todas as regiões. Se nada mudar, tem chance de chuva no domingo”.

ALERTA DA DEFESA CIVIL

Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 72 horas, bem como a indicação da continuidade das chuvas para os próximos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado especialmente, no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.
Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.