Incrível: 500 pinhas foram colhidas em um só pinheiro, em Santa Catarina


Na semana passada, uma super colheita de pinhas, foi destaque em Santa Catarina.
Na quinta-feira (27), o agricultor Sérgio Jaskiu, de 60 anos, que mora na comunidade de Rio Preto, município de Matos Costa, colheu mais de 500 pinhas em uma única araucária.


O fato foi testemunhado pela imprensa local e pelo Secretário de Agricultura do município, Anderson Carneiro.
Segundo o agricultor, em 2016 a árvore chegou a dar mais de 300 pinhas.

O agricultor Sérgio Jaskiu
Neste ano, mesmo com uma produção fraca em toda a região, o pinheiro novamente é destaque.

"No ano passado deu 336 pinhas. Neste ano, vemos que tem mais de 100 galhos, alguns com até 14 pinhas", afirma Sérgio.

"Nunca acreditaram em mim, achando que eu estava inventando histórias, a prova esta ai, mas de 500 pinhas de um único pinheiro", afirmou o agricultor, que disse que cuidou muito bem do frondoso pinheiro, usou adubos naturais, e por isso alcançou uma excelente produtividade.


O prefeito, Raul Ribas Neto, parabenizou o agricultor e destacou que isto prova que o município tem potencial. “Um pinheiro produzir 500 pinhas, isto é sensacional”, comemorou Ribas.

O fato de um pinheiro ter uma super produção de pinhas não é novidade em Santa Catarina.
Em 2015, o produtor Vânio Czerniak, de Caçador, na mesma região de Matos Costa, colheu 674 pinhas, com pinhões saudáveis.
Em 2008, esse mesmo produtor havia colhido 374 pinhas. O fato foi divulgado no programa Globo Rural e para mais de cem países.
De acordo com a Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina,  o normal é que uma araucária produza de 30 a 60 pinhas.