Farmácia Popular do Brasil de Canoinhas fecha em definitivo a partir de quinta-feira


A Prefeitura Municipal de Canoinhas informa que, por decisão do Governo Federal que reformulou o Programa Farmácia Popular do Brasil deixando de enviar recursos públicos para manter as unidades nos municípios, a unidade de Canoinhas não atenderá mais ao público a partir desta quinta-feira, 4 de maio.

Farmácia Popular do Brasil será fechada em Canoinhas

A Secretaria Municipal de Canoinhas explica que os medicamentos gratuitos continuam sendo disponibilizados nas farmácias privadas credenciadas no programa “Aqui tem Farmácia Popular”.

Os medicamentos básicos aprovados na Remume (Relação Municipal de Medicamentos) podem ser obtidos na Farmácia Básica Municipal, no segundo piso da Policlínica.

Ressaltamos ainda que o Município aderiu ao Programa em 2007, pela lei municipal nº4.152, de 18 de abril de 2007, por tempo DETERMINADO e vinculado ao Ministério da Saúde.

O Município não possui recursos ordinários para manter estrutura mínima em funcionamento principalmente porque os custos administrativos giram em torno de 80% dos serviços prestados.

É de interesse do município a ampliação do acesso aos medicamentos na Atenção Básica, conforme proposta do Ministério da Saúde e esta ampliação, com o fechamento da unidade do Programa Farmácia Básica Popular do Brasil, será feito via Farmácia Básica Municipal (na Policlínica).