Comunidade ajuda PM Ambiental a combater desmatamento em Três Barras

Localidade de Barra Grande no município de Três Barras

Na manhã de quinta-feira (24), a Polícia Militar Ambiental atendeu ocorrência de desmatamento através de denúncia realizada pela comunidade.

A guarnição deslocou até a Localidade de Barra Grande no município de Três Barras, onde realizou vistoria, sendo constatado o corte e queima de vegetação nativa, atingindo principalmente sub-bosque, em estágio médio de regeneração natural em 2 (duas) áreas dentro da propriedade, totalizando 0,5 ha.

Lenha nativa que foi apreendida
O dano atingiu as espécies bugreiro, guavirova, bracatinga, mamica-de-cadela, pitanga, aroeira, canela, e as espécies ameaçadas de extinção pinheiro-araucária e imbuia, sendo ainda apreendido no local aproximadamente 5,0 metros estéreos de lenha nativa diversas.

Diante dos fatos o proprietário responsável pelo dano foi notificado para comparecer na sede da 3ª Cia para prestar sua declaração e serem tomadas as devidas providências quanto ao dano ambiental.

A Polícia Militar Ambiental conta com o apoio da comunidade no auxílio das ações da PMA para a preservação da natureza e dos nossos recursos naturais para as futuras gerações e se coloca a disposição da comunidade.

OPERAÇÃO VERANEIO NOS RIOS DO MUNICÍPIO DE MAFRA

No último sábado (25), a Polícia Militar Ambiental realizou operação veraneio nos rios do município de Mafra.

A guarnição realizou fiscalização no rio negro onde foi recolhido 05 redes de pesca e 02 espinhel sem ter agentes identificados.


Também na Represa São Lourenço, foram observados vários pescadores sendo que muitos executavam a pesca dentro do que preconiza a legislação vigente e foi abordado um barco com 03 masculinos onde os mesmos faziam uso de petrechos proibidos e pesca em período de defeso.

Diante dos fatos, todos os materiais foram apreendidos e depositados na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental em Canoinhas para posteriormente serem destruídos.

Quanto aos masculinos, esses foram notificados para prestarem depoimento e serem lavrados documentos administrativos pertinentes.

PM AMBIENTAL REALIZA FISCALIZAÇÃO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO PASSO NO MUNICÍPIO DE MAFRA

Na última semana, uma Guarnição de Policiais Militares Ambientais, realizaram fiscalização no município de Mafra-SC, especificamente no local denominado como ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO PASSO (Lei Orgânica do Município de Mafra-SC).

Foi utilizado o equipamento Drone (veículo aéreo não tripulado). Com objetivo de coibir expansão urbana de forma desordenada, responsável pelo desmatamento local, caça de animais silvestres, e deposito de resíduos (lixo) de forma irregular, também coibindo outros crimes.

Área de preservação permanente do Passo

O local é considerado um remanescente de vegetação nativa, onde é encontrado várias espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção podendo citar a Imbuia, Pinheiro Brasileiro, Cedro, Xaxim, entre outras.

O surgimento de várias nascentes e os respectivos cursos d’água natural, formam um ambiente favorável ao surgimento natural de diversos animais silvestres como a Cutia, Tamanduá mirim, Bugio, Serelepe, Tatu, Gambá, Lagarto, Veados, Jaguatirica, entre outros.

3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental/Canoinhas